Dengue

O Cincor Vacinas está disponível para proteger você e sua família ou empresa contra uma das doenças que mais atinge a população mundial:

A DENGUE!

O que é Dengue?

Dengue é uma doença viral que pode ser dolorosa e prejudicial, sendo que a incidência da doença tem aumentado de forma alarmante. É uma doença infecciosa causada por um arbovírus, que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil.

As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos.

A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).

Quais são as formas e tipos de dengue?

O dengue clássico se inicia de maneira súbita e podem ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas. Às vezes aparecem manchas vermelhas no corpo. A febre dura cerca de cinco dias com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz. Raramente há complicações.

Mas existe a dengue hemorrágica, que é uma forma grave de dengue. No início, os sintomas são iguais ao dengue clássico, mas após o 5º dia da doença alguns pacientes começam a apresentar sangramento e choque. Os sangramentos ocorrem em vários órgãos. Este tipo de dengue pode levar a pessoa à morte. Dengue hemorrágico necessita sempre de avaliação médica de modo que uma unidade de saúde deve sempre ser procurada pelo paciente.

Existem quatro tipos do vírus da dengue: O DEN-1, o DEN-2, o DEN-3 e o DEN-4. Todos causam os mesmos sintomas. A diferença é que, cada vez que você pega um tipo do vírus, não pode mais ser infectado por ele.

O avanço do vírus tipo 4 da dengue pelo Brasil é uma ameaça à saúde pública. Não pelo vírus em si, que não é mais nem menos perigoso que os tipos 1, 2 e 3, mas pela entrada em ação de mais uma variação do microrganismo.

Como você pode contrair a dengue:

Ela é transmitida aos seres humanos por mosquitos infectados no momento da picada. A doença pode fazer com que uma pessoa se sinta tão mal que tenha que faltar ao trabalho ao à escola, causando em alguns casos, inclusive, hospitalização e consequentes custos inesperados com o tratamento de saúde.

A dengue pode afetar qualquer pessoa em qualquer lugar endêmico, independente de idade, sexo, condição de saúde e posição social.

Basta que o mosquito infectado pique uma pessoa para transmitir a infecção. O mesmo mosquito pode picar várias pessoas, com isso, aumentando o risco de transmitir a doença ao mesmo tempo para pessoas diferentes em uma residência ou local de trabalho – daí a importância da proteção do maior número de pessoas possível.

Existe ainda a possibilidade de uma pessoa estar infectada, um mosquito não infectado picá-la, receber o vírus e transmitir a doença para outras pessoas.

Aegipty

Aedes Aegypt

o "mosquito da dengue"

Albopictus

Aedes Albopictus

o "mosquito tigre asiático"

Como reconhecer os mosquitos que transmitem a dengue?

Nem todos os mosquitos transmitem a doença. Vamos aprender a reconhecer o temido aedes aegypt – o “mosquito da dengue” – e o aedes albopictus – o “mosquito tigre asiático”?

- Os mosquitos que transmitem a dengue podem ser reconhecidos pelas marcas brancas nos corpos e nas pernas;

- Embora possam representar ameaça a qualquer momento, é pouco provável que piquem à noite. Eles preferem se alimentar logo cedo, ou de tardezinha, na hora que está anoitecendo;

- Eles se reproduzem a qualquer tempo durante o ano, porém o risco de reprodução aumenta quando chove e quando existe água limpa parada (o ambiente preferido das larvas dos mosquitos). Por essa razão, é muito importante não deixar água parada em pneus velhos, garrafas, caixas d’água destampadas, vasilhas de animais de estimação, enfim, qualquer água que fique parada por algum tempo;

- Os dois tipos de mosquito vivem tanto dentro, quanto fora das casas, principalmente em zonas urbanas. Mas, eles preferem ficar dentro de casa.

Sintomas da dengue

Náusea
Glândulas Inchadas
Febre
Dores no Corpo
Erupções Cutâneas
Cansaço

No entanto, existem algumas pessoas que são infectadas e têm poucos sintomas. Com isso, não percebem que estão doentes.

Dados sobre a dengue

A dengue afeta metade da população mundial;
3,9 bilhões de pessoas vivem em áreas endêmicas – o Brasil está nessa lista!
500 mil pessoas são hospitalizadas com dengue todos os anos;
2,5% dos casos de pessoas infectadas vão a óbito

A DENGUE CRESCEU 30 VEZES NOS ÚLTIMOS 50 ANOS EM TODO O MUNDO!

O que fazer se você estiver infectado com dengue?

1 – Procure um médico o mais rápido possível (não fique na dúvida e sem tratamento!);

2 – Descanse e tome bastante líquido para evitar a desidratação;

3 – Faça o tratamento que seu médico indicar corretamente, pois quanto mais cedo você começa a se cuidar, mais cedo você melhora!

Quais cuidados tomar para evitar a dengue?

Use Inseticidas
Durma com Mosquiteiro
Use Roupas que Cubram a Pele
Use Repelentes
Elimine água parada
Cubra Recipientes com Tampa e não Deixe Lixo Espalhado

A melhor das precauções:
VACINE-SE CONTRA DENGUE!

Evitar a dengue está nas suas mãos! Procure um médico e uma clínica de vacinação.
Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento. A única forma de prevenção é a vacina e medidas preventivas para a multiplicação do mosquito.

Conheça a vacina contra a dengue:

Dengvaxia: A primeira vacina contra a dengue
- Eficaz contra os quatro tipos de dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 ou DEN-4.
- Indicada para pessoas de 9 a 45 anos para todos os pacientes, sem necessidade de prescrição médica;
- Acima de 45 anos apenas com prescrição médica*;
- Reduz casos de dengue grave e hospitalização.

Aplicação da vacina

3 doses de 0,5ml
Intervalo de 6 meses entre cada dose**

É NECESSÁRIO RECEBER AS 3 DOSES PARA UMA PROTEÇÃO COMPLETA!

*Pacientes acima dos 45 anos até 60 anos necessitam de prescrição médica para fazer o pagamento pelo site, sendo de responsabilidade do paciente trazer a devida prescrição para apresentar na hora do gesto vacinal. Caso contrário, não poderá ser efetuada a vacina e seu pagamento não será devolvido devido a necessidade de formação de grupos de 5 pessoas para o gesto vacinal.
** Não há estudos comprovando a necessidade de reforço.

Esquema de vacinação

1ª dose - no ato;
2ª dose - 6 meses após a 1ª dose;
3ª dose - 6 meses após a 2ª dose.

Contra indicações

- Pessoas que tiveram reação anafilática a qualquer componente da vacina ou dose anterior;
- Indivíduos apresentando estado febril;
- Deficiência imunológica congênita ou adquirida que comprometa a imunidade como ex: Leucemia, linfoma, HIV;
- Grávidas e mulheres amamentando;
- Pessoas que tiveram em tratamento com corticoide oral, injetável ou tópico (depois do término do tratamento esperar no mínimo 4 semanas para fazer a vacina).
- Pacientes que tomaram qualquer vacina em um período inferior a 30 dias.

Via de aplicação

- Subcutânea

Reações adversas

- Cefaleia (dor de cabeça), dor no local da aplicação, mal-estar, mialgia (dor muscular) e astenia (fraqueza). (Todos esses sintomas são de curta duração - 0 a 3 dias). - Febre que pode surgir dentro de 14 dias da aplicação com curta duração. - Nem sempre os pacientes apresentam reação adversa, depende muito do sistema imunológico do paciente.

Dados: Sanofi Pasteur

Como reservar minha vacina:

Preencha os dados abaixo:

Por favor, faça a adesão no nome da pessoa que vai tomar a vacina.

Qual dose da vacina contra a dengue você precisa tomar?

Tem agregadas que gostaria que participassem da adesão à campanha?

Quantas?

Atenção


  • Ao clicar no botão abaixo, você realizará o pagamento relativo apenas a sua vacinação.
  • O pagamento de cada agregada vai ser feito indivualmente ao final de cada formulário.
  • Você só poderá cadastrar as agregadas após preencher e efetuar o pagamento do primeiro formulário.

Observações importantes:

- Estarão abertas as agendas para agendamento da vacina da dengue de terças e quintas feira, contendo 10 horários no período estipulado para agendar.

- A vacina da dengue é apresentada em frascos de multidoses contendo 5 doses em cada frasco. Após aberto, o frasco terá validade de 6 horas para utilizar as doses, por isso é de extrema importância o controle do agendamento dessa vacina. Caso o paciente confirme o horário com o agendamento do Cincor Vacinas e falte no dia agendado, o mesmo perderá o direito da vacina comprada.

- O paciente deverá ser instruído que necessitará fazer o pagamento com antecipação de no mínimo com 5 dias úteis de antecedência para confirmar o agendamento do horário, caso contrário será automaticamente excluído da agenda do dia.

- A agenda deverá ser completada com 5 pacientes ou múltiplos de 5 por dia marcado. Caso não seja completa a agenda do dia, o Cincor Vacinas ficará no direito de remarcar a vacina em outro dia e horário e informará o paciente sobre o novo agendamento.

- Não poderá haver desistência após o agendamento e pagamento da vacina, para não comprometer a formação do grupo de 5 pessoas. Caso seja motivo justificável perante a contraindicação da vacina ou prescrição médica impossibilitando a efetivação da mesma, o paciente deve avisar com 4 dias úteis antecipadamente.

- Quando estiver efetivado o pagamento da vacina, o Cincor Vacinas entrará em contato em um prazo de 4 dias úteis.

- O paciente que for tomar a vacina da dengue não poderá tomar nenhuma outra vacina em um prazo de 30 dias.

VALOR: R$ 180,00 cada dose (parcelamento em 2 vezes)

Laboratório fabricante: Sanofi Pasteur
Obs: A venda da vacina pelo site será por dose e não pelo esquema completo.

Cincor Vacinas
Perguntas frequentes (FAQ)